Monday, March 25, 2013

O fechamento de 149 torres de controle. O que isso representa?

A palavra “sequestro” tomou uma outra conotação nos Estados Unidos. Apesar de também lidar com a segurança, a palavra “sequestro”, ficou relacionada ao montante de corte do governo americano que estima ser de US$ 85 bilhões de dólares.
Semana passada o FAA – Federal Aviation Administration que é a gência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, anunciou o fechamento de 149 torres de controle aéreo em aeroportos de pequeno porte em todos os estados americanos.
Segundo o FAA o que será fechado será a torre de controle e não o aeroporto. Pouso e decolagem serão feitos com uma frequência a ser estabelecida, e assim os pilotos poderão se comunicar quando estiverem fazendo os procedimentos de decolagem e/ou aterrisagem.
A indústria de aviação está preocupada e a grita está geral. Inicialmente alguns burocratas sugeriram 189 torres e mas conseguiram ‘salvar” 40 torres de grande tráfego.
Todos entendem a necessidade de redução de gastos do governo mas quando toca em um assunto polêmico de segurança que nem esse, é de deixar qualquer um de cabelo branco.
O FAA diz que os pilotos são capacitados a esse tipo de procedimento de descida e subida porque são treinados. Vamos pensar da seguinte maneira:
Imagine você um grande cruzamento de rua em uma cidade como o Rio de Janeiro e/ou São Paulo. Imagine você milhares de carros, onde todos os motoristas possuem carteira de habilitação. Ou seja, eles são “treinados” a dirigir automóveis. Não existe sinal para os cariocas, ou farol para os paulistas mas vamos no oficial, não existe semáforo.
Você acha que com o passar do tempo, nenhum acidente irá acontecer nesse cruzamento? É o que passa nesse mesmo cenário. Acontecer um acidente aéreo, lamentavelmente não é uma questão de “se” mas “quando”, afinal qual é o tamanho da frota aérea americana mesmo?

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