Monday, September 28, 2009

Aeronave Não-Homologada ou Experimental - uma diferença cultural entre Brasil x USA

Quando falamos em aeronave experimental, o que vêm na sua cabeça? E se falarmos não-certificada ou não-homologada? Fica mais bonito? Mais persuasivo? Dá mais confiança?

Existem aqueles que negam ou ainda têm resistência, mas a questão cultural é fundamental no marketing de qualquer produto. Ainda mais quando tentamos usar o nome adequado e no país de destino esse termo é distorcido ou mal interpretado por diversos motivos. Essa contestação serve tanto no sentido Brasil/Estados Unidos como no sentido Estados Unidos/Brasil. A aviação experimental no Brasil não é diferente.

Segundo o dicionário Michaelis, experimental é relativo a experiência ou a experimentos, ou por eles caracterizado. Baseado na experiência; empírico. Derivado da experiência ou por ela descoberto;prático.

Isto posto, um grande número de entusiastas no mercado brasileiro acredita que aviação experimental não existe regulamentação, não necessita nenhum cuidado e que qualquer um pode subir em uma aeronave seja helicóptero ou avião, experimental, não-homologada ou não-certificada, "experimentar" e sair voando pelos céus brasileiros.

Quem realmente é do segmento de aviação e têm cuidado com a própria vida e com a de terceiros, sabe que não é assim. O avião experimental não é perigoso. O helicóptero experimental não é perigoso. Perigoso é quem pilota sem preparo e os devidos cuidados, totalmente despreparado.

Quem mata o motorista que dirige? É uma Mercedez-Benz, uma BMW, uma Ferrari que são carros consagrados e não precisam mais provar nada a ningúem ou o motorista que se mata? Quando eu era criança existia uma grande campanha que acredito que cabe aqui: não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você! Não faça do seu avião ou do seu helicóptero uma arma, a vítima pode ser você!
No Brasil temos escutado que aviação experimental é de fundo de quintal, fora da lei, na bagunça. Particularmente não acreditamos nesses comentários. Hoje trabalhando no segmento de helicóptero não-certificado, vemos muita gente se esforçando para mudar esse conceito errôneo e distorcido, e aplaudimos de longe.

Vemos a Associação Brasileira de Aviação Experimental (ABRAEX) também se esforçando há 20 anos, com um belo trabalho tentando mudar essa idéia estereotipada. Vemos também o pessoal da ABUL - Associação Brasileira de Ultra-Leve caminhando e lutando há anos, para proporcionar também segurança aos entusiastas. Enfim, muita gente interessada no mesmo resultado, e há poder na concordância. A união faz a força.

Mas de repente você leitor pode nos perguntar: como é a aviação experimental nos Estados Unidos, já que o nome é o mesmo? Será a mesma coisa do que no Brasil? Caso você ainda não tenha atentado a um "pequeno detalhe", a maior feira de aviação mundial que é a Airventure em Oshkosh no estado americano de Wiscosin, é basicamente de aviação experimental e organizada pela EAA - Experimental Aircraft Association, que é a poderosa associação da aviação experimental americana. Como pode isso?

578.000 pessoas, um aumento de 12% em relação a 2008.
2.652 aeronaves demonstradas.
2.182 visitantes de 75 países.
750 expositores.

Mais de 10.000 aeronaves chegando ao aeroporto de Regional de Wittman em Oshkosh que por horas passa a ser a torre de maior tráfego do mundo, e outros aeroportos adjacentes na área central de Wiscosin.

Oshkosh 2009 foi palco para lançamento de diversas aeronaves e demonstrações ao público americano do incomparável e gigantesco Airbus A380 e o Virgin Galactic's White Knight Two (Dois cavaleiros brancos) que teve a presença do presidente Richard Branson do Grupo Virgin, encantando os maiores entusiastas de Oshkosh. Incentivamos você a buscar no http://www.youtube.com/ Airbus A380 in Oshkosh e Virgin Galactic's White Knight Two in Oshkosh. São vários vídeos fantásticos!

E para os que ainda não estiveram em Oshkosh, deixamos uma frase para meditação: Assim como o desfile de Carnaval no Sambódromo, é uma emoção que todos os brasileiros deveriam sentir, a ida à Oshkosh é a mesma coisa. Uma emoção que todos os entusiastas de aviação deveriam sentir. Faz parte daqueles 100 lugares que devemos visitar antes de morrer! Fica os vídeos no seguinte link http://www.airventure.org/videos


E para os que perderam Oshkosh 2009, já que falamos em Carnaval, têm todo ano. Se preparem para o Oshkosh 2010 que acontecerá entre os dias 26 de julho à 1 de agosto de 2010.

1 comment:

  1. Eu gostaria de comprar um helicoptero experimental, gostaria de sujestões e como importar

    ReplyDelete