Monday, August 13, 2012

Oshkosh nos Estados Unidos - mais um air show aéreo repleto de memórias

Encerrou no ultimo dia 28 de julho na cidade de Oshkosh, no estado de Wisconsin a maior feira de aviação do mundo, a Airventure que é organizada pela EAA -Experimental Aircraft Association.

A crise econômica americana foi sentida já no processo de reservas de hotel, dessa vez não foi tão problemático como no passado e na chegada do evento. A Highway 41 que costumava ficar engarrafada, não estava e não ficou durante nenhum dos dias do evento. Você poderia passar em frente a entrada do aeroporto regional de Wittman e se não fosse pela quantidade de helicópteros, aviões, ultraleves e qualquer outro tipo de aeronave que voa passando por cima da sua cabeça, jamais saberia que naquela semana estava acontecendo um evento de tal relevância americana e internacional.  

Mesmo assim, não deixou de ser um belo show que como sempre encanta os milhares de entusiastas em aviação como eu. Com dezenas de workshop e seminários, novidades tanto em acessórios como em aeronaves, você não sai do evento vazio. Costumamos dizer que ir a Oshkosh, caso você goste de aviação, é um lugar que você tem obrigatoriedade de ir antes de morrer!

Os shows aéreos continuam sendo as atrações mais esperadas. O público, incluso esse blogger, vibra com os pilotos da Redbull que são as grandes e verdadeiras celebridades.

Se você nunca escutou falar e nunca viu, vale a pena buscar no Google ou no YouTube os dois maiores, Kirby Chambliss e Chuck Aaron.

Chambliss, um americano do Arizona começou a voar com 13 anos e se tornou o mais novo piloto comercial da história da aviação americana com 24 anos; e com 28 anos se tornou comandante! Mas o amor pela acrobracia já estava batendo forte dentro dele.

Chuck Aaron é o outro americano de Santo Antonio no Texas que desafia a gravidade e tudo que você já leu e presenciou em um vôo de helicóptero. Depois de desenvolver um BO-105 por mais de dois anos para essas manobras radicais, Chuck acumulou mais de 20.000 horas de acrobracia e já tem quase 200 apresentações pelo RedBull. Chuck é um dos 3 pilotos de helicóptero autorizado pelos pelo governo americano a realizar esse tipo de manobra e exibição perigosa fora dos Estados Unidos.

 E como também não poderia deixar de ser, o stand do helicóptero Rotorway A600 Talon foi bem visitado pelos brasileiros curiosos de dar uma “volta” e desmitificar o que se comenta no Brasil. Todos os brasileiros que tiveram a oportunidade de voar no Rotorway A600 Talon, o famoso “wow factor” que os americanos tanto falam foi criado. Sairam encantados com a performance desse helicóptero experimental. Aos que compareceram o nosso muito obrigado.

No comments:

Post a Comment