Monday, July 11, 2011

Ônibus espacial Atlantis encerra uma era de orgulho americano


Dia 8 de julho o mundo viu pela última vez a nave Atlantis decolar do Cabo Canaveral na Flórida.

Realizando 32 missões desde 3 de outubro de 1985, a Atlantis encerra o programa espacial da NASA que tanto orgulho deu aos Estados Unidos, apesar dos dois desastres.

Primeiro foi com a nave espacial Challenger em janeiro de 1986, onde toda a tripulação morreu logo após a decolagem. Segundo foi com o Columbia em 2003, quando retornava da missão; em ambas as tragédias, o mundo acompanhou pela televisão.

Dos 335 astronautas que participaram das missões dos ônibus espaciais, 14 morreram percorrendo 537 milhões de milhas.

A nave Enteprise foi o primeiro ônibus espacial a subir na órbita e foi durante o governo Gerald Ford em 1977. Depois veio o Columbia que completou 28 missões tendo inclusive inspirado a música Countdown do grupo de rock Rush.

Seguindo o Columbia, o Challenger, o Discovery em 1984 com 39 missões e responsável por lançar no espaço o telescópio espacial Hubble, que nos permite ver fotos quase que inacreditáveis e inimagináveis até certos anos atrás!

O Endeavour completou 25 missões, sendo a última em junho desse ano. E semana passada uma era foi encerrada com o Atlantis para a última missão que irá durar 12 dias, carregando 8.000 libras de suprimento para as estações espaciais.

Quando encerrar essa missão, Atlantis terá circulado o planeta terra 4.648 vezes, o odometro terá marcado 124 milhões de milhas, sendo 4 milhões de milhas dessa última missão!

Será que a expressão “rápido como um foguete” vem daí? De qualquer maneira, não deixe de assistir esse vídeo oficial da NASA.

No comments:

Post a Comment