Monday, May 3, 2010

Avião fracionado? Helicóptero fracionado? O que é isso?


Sejamos realistas mas monopólio e burguesia só é ruim para quem está de fora. Quantas vezes você já deve ter estado trancado em um engarrafamento irritadíssimo...ou indo para o trabalho, ou em um grande feriadão indo para as praias ou serras?

De repente você escuta um barulho que para os entusiastas é muito bonito, e você vê de dentro do teu carro um helicóptero ou um avião. Você sonha mas não pode comprar...não têm como. É muito caro adquirir um helicóptero ou avião...mas você continua sonhando...um dia quem sabe...

A solução que o mercado encontrou para os que sonham e não querem ou não podem investir um valor tão alto, é o que se chama no Brasil de compartilhamento de aeronaves ou propriedade compartilhada ou aeronave fracionada mas em inglês aircraft fractional ownership.

Com essa desaceleração econômica mas do que nunca a aquisição de uma aeronave fracionada está em evidência. Esse conceito está começando a ser divulgado no Brasil mas já é muito usado aqui nos Estados Unidos, não só em aviões, helicópteros, mas em carros (Ferrari, Lamborghini, Aston Martin), mega iates, casas, time-share, private residence club dentre outras opções de qualquer ativo muito caro.

Mas o que é propriedade fracionada? É o percentual de uma parte de um ativo muito caro. O dono da fração ou cota desse ativo que pode ser ¼, 1/8 ou 1/10. Tudo irá variar do ativo, da empresa que opera e do contrato a ser assinado. Existe muitas variações!

É comum em aeronave chegar a cota de 10%. Em helicóptero por exemplo, no contrato oferecido, o dono da cota poderá voar ao redor de 10 horas mensais. Mas suponhamos que de repente o cliente necessite mais horas de vôo, então ele compra, digamos 3 cotas (30%), e voa 30 horas.
Sempre existe espaço para negociação. Não existe uma obrigatoriedade de ter uma aeronave fracionada em 10 compradores. Cada um adquiri a quantidade de cota que convém e desfrutará da aeronave proporcionalmente conforme rezará o contrato e/ou programa.

No programa e contrato apresentados, são descritos os custos operacionais mensais como seguro, piloto, tripulação quando o caso, hangar, manutenção, fee de administração, e qualquer outra informação relacionada a aeronave fracionada; afinal, o principal motivo que o interessado parte para essa modalidade é redução de custos; já que de um modo geral os aviões e helicópteros passam a maior parte do tempo parados. Sabemos que poucos têm condição de deixar uma aeronave cara parada no hangar.
Se partirmos do princípio que quando um não quer, dois brigam...deixamos bem claro que a participação de um programa de aeronave fracionada deverá ser muito bem entendida, com suas vantagens e limitações, junto com as tratativas jurídicas e fiscais brasileiras antes de qualquer decisão.

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