Thursday, January 21, 2010

Como a internet propaga e perpetua a imagem de um acidente espetacular?


O milagre do rio Hudson já fez um ano, saiu até casamento entre os dois sobreviventes que se conheceram.

Para os que não acompanharam o caso, foi no dia 15 janeiro de 2009, quando o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger aterrisou audaciosamente um um Airbus 320 da US Airways, vôo 1549, com 155 passageiros abordo nas águas geladas do rio Hudson em NY, depois de se chocar com um bando de pássaros. Como todos sobreviveram, imediatamente virou herói no mundo inteiro, porque foi o primeiro e acredita-se que será o unico a realizar tal façanha.

Acontece que em 22 de janeiro de 1983, um outro piloto chamado Capitão Bob Pearson, e assim como Sully também planador, voou, ou melhor, conseguiu “planar” um avião da Air Canada, voo 143, por quase 130 Km, sem gasolina, e aterrisou sem problemas na Gimli Air Force Base. Esse fato também de imediato foi nomeado pela mídia, the Gimli Glider.

A grande diferença de um para o outro foi a velocidade de informação na época. Como sabemos não existia internet e isso por mais esforço que se fizesse, a mensagem era mais lenta e com a vida útil reduzidíssima.

Aos curiosos, vale a pena buscar tanto no Google como no You Tube ambas histórias que são fascinantes.

No comments:

Post a Comment