Em outubro
de 2003, a o fabricante Boeing desenvolveu o cargueiro Dreamlifter. De uma
adaptação de um Jumbo 747-400 de passageiro, o Dreamlifter passou a ser o maior
cargueiro do mundo cuja a finalidade única e exclusiva, foi transportar as
peças do Boeing 787 Dreamliner que estava para ser fabricado.
A Boeing desenvolveu
esse cargueiro porque chegou a conclusão que seria mais rápido e menos
complicado transportar as peças do 787 Dreamliner por ar do que no transporte
marítimo ou rodoviário.
Aos
curiosos, esse cargueiro possui 71.68 metros de comprimento, 21.54 metros de
altura, tem uma capacidade de tanque de 199.150 litros para uma autonomia de
7.800Km, e um MTOW – Maximum Take Off Weight, ou seja, consegue decolar até no
máximo com 364.235 Kg.
Acontece
que esse “monstro” como se diz por aqui, aterrissou nessa quarta-feira em um
aeroporto pequeno da cidade de Wichita no Kansas, ao invés de ter aterrissado na
base aérea militar, McConnell Air Force Base.
Agora o
problema está formado. Como decolar esse avião que precisa de uma pista de
2803.85 metros, se o aeroporto só tem 1859.58 metros? Como administrar essa
diferença de 944 metros?
Os engenheiros
e pilotos juntos já estão trabalhando para administrar essa logística. A
primeira solução já veio à tona, esvaziar ao máximo o tanque e tirar toda a
carga, porque assim irá precisar de menos pista para decolar.
Então não é
tão problemático, diz você. Como tão rápido veio essa tão rápida? Porque no ano
passado, um avião militar C-17 também aterrissou em um
pequeno aeroporto em Tampa na Flórida. Vivendo e aprendendo. Veja imagens os vídeo de aterrisagem e de decolagem desse outro "monstro".
Aterrisagem do avião militar C-17 veículada no noticiário FOX13
Decolagem do avião militar C-17
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