Thursday, September 22, 2016

Renovando a frota aérea. Um cuidado que supera divergência política!



Segundo a agência Associate Press, o governo americano através do escritório de Contrôle de Ativos Estrangeiros do Tesouro, autorizou a Boeing e Airbus a exportar aeronaves comerciais ao Iran. 

Apesar da Airbus ser européia, por ter mais de 10% do componentes americanos, se faz necessário a licença da OFAC - Office of Foreign Assets Control.

A saber OFAC administra e aplica sanções econômicas dentre de outras sanções contra os países e grupos individuais, como terroristas e narco-traficantes.

A Boeing irá vender 80 aviões que corresponde a quase US$ 18 bilhões de dólares. Por sua vez, a Airbus já considerou inicialmente 17 aviões, A320s e A330s com a aprovação da OFAC e mais 118 aviões já estão na mira.

Na minha opinião, quando eu li tal matéria, pensei na força do dinheiro. 


O que alguns bons bilhões de dólares fazem. Simultaneamente, pensei no quanto sucateado deve estar a aviação iraniana para adquirir tantas aeronaves. 

Pensei nas milhares de vidas inocentes que com certeza, muitos não concordam com o regime, cruzam os céus iranianos sem ter a mínima mas a mínima noção do perigo que correm. 

Meditando mais no assunto, pensei em outros países que não adotam o capitalismo americano, que apesar de ser polêmico em muita coisa, ainda é bem melhor do que outros regimes. Pensei nesses países que são desconectados “do mundo”...pensei nesses países que optam por acusar o americano de tudo de ruim que acontece no mundo!

São decisões polêmicas que o governo americano toma mas não cabe a nós julgar o certo e o errado; e sim saber que vidas serão poupadas com uma frota nova. 

Apesar de saber que muito dinheiro vai rolar, admiro colocar a segurança acima da divergência política. Como aprendi, segurança não é negociável.

No comments:

Post a Comment